Futsal vs futebol: conheça as diferenças entre os dois

Publicado em 11/06/2019 por copinhajp

Você sabe tudo de futebol e futsal? Apesar de serem semelhantes, o futsal e o futebol possuem as suas diferenças e acabam confundindo os novatos no assunto.
Para evitar qualquer tipo de confusão na Copa CIEE Jovem Pan, preparamos uma lista com as principais diferenças.

O campo de jogo
O futsal é disputado em quadra plana e piso rígido, com o comprimento de 40 m e a largura de 20 m. Enquanto que, no futebol, as partidas são disputadas em campos de grama natural ou sintética e a medida é de 90 a 120 m de comprimento e de 45 a 90 m de largura.

O tamanho das gols

No futsal, a distância entre as traves é de 3 m (largura) x 2 m (altura). Por outro lado, no futebol, as dimensões são maiores: 7,32 m x 2,44 m.

Bola e chuteira
A bola de futsal (categoria adulto masculino) precisa ter entre 62 e 64 cm. Já a utilizada no campo detém circuferência menor que 70 cm e maior que 68 cm.
Pelo fato dos pisos não serem iguais, tanto futsal como futebol pedem chuteiras de tipos diferentes. No gramado, a chuteira com trava é a melhor pedida, dando mais segurança na hora de chutar e evita quedas. No piso plano e rígido, o ideal é a chuteira sem travas.

A duração da partida
No futebol, uma partida possui dois tempos de 45 minutos, com aproximadamente 15 minutos de intervalo entre primeiro e segundo tempo. Já no futsal, os dois tempos também existem, mas são de 20 minutos cada, com 10 de descanso. E ainda tem outra: no futsal, o tempo é cronometrado, ou seja, sempre que a bola estiver fora da quadra, o jogo é parado.

Número de substituições
No futsal, as substituições são ilimitadas e um jogador que já foi substituído pode voltar a jogar na mesma partida. Enquanto no futebol, em competições organizadas pela FIFA, o número máximo permitido é de 3.

Arbitragem
O futsal possui dois árbitros principais que possuem o mesmo poder de decisão. Já o futebol conta com um árbitro principal, dois auxiliares, o quarto árbitro e a equipe do VAR (assistente de vídeo).

Impedimento
Ao contrário do futebol, o futsal não conta com impedimentos.

As faltas
Em uma partida de futsal, as equipes são punidas se cometerem um número excessivo de faltas. São permitidas apenas 5 faltas por tempo de jogo. Caso este número seja ultrapassado, a partir da sexta falta será cobrado um tiro livre direto da marca dos 10 metros.