Conheça a origem do futsal

Publicado em 20/06/2019 por Pedro Marques

O futsal pode até ser um esporte parecido com o futebol, mas a verdade é que possui as suas peculiaridades e diferenças. Embora semelhantes, o futsal se diferencia pelas dimensões do campo e o número de jogadores em quadra.

O esporte veio surgir nos anos 30 no Uruguai, fruto da criação do professor de educação física, Juan Carlos Ceriani Gravier da ACM (Associação Cristã de Moços). No início, apareceu no cenário esportivo como Indoor Football e só depois mudou de nome.

A novidade chegou ao Brasil em 1935 e aqui passou a ser chamado de futebol de salão. Em 54, surgiu a primeira federação em terras tupiniquins, Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atualmente conhecida como Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro. Os anos foram passando e todos os estados contavam com pelo menos uma federação ou time.

Hoje, existem diversos campeonatos de futsal no âmbito nacional e mundial. Merecem destaques a Copa Mundial de Futsal da FIFA e o Campeonato Mundial de Futebol de Salão da AMF.

A Seleção Brasileira de Futsal conquistou em cinco oportunidades a Copa do Mundo de Futsal (1989, 1992, 1996, 2008 e 2012).